ANSIEDADE O QUE FAZER?
- Anderson Gaudêncio
- 5 de jun. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 9 de dez. de 2021
ANSIEDADE: O QUE É, SINTOMAS, CONSEQUÊNCIAS,
COMO CONTROLAR.

O que é ansiedade?
A ansiedade é uma reação que todo indivíduo experimenta diante de algumas situações do dia a dia, como falar em público, expectativa para datas importantes, entrevistas de emprego, vésperas de provas, exames de saúde entre outras. A ansiedade em seu estado normal é saudável para o indivíduo, pois ela o impulsiona para realizar projetos, prosperar e planejar o futuro. O que se torna alarmante é o excesso desse sentimento. Ou seja, essas alterações em nosso bem-estar emocional podem se tornar algo maior e é aí que precisamos buscar a ajuda de especialista para encontrar novas ferramentas de curar a ansiedade e as situações de distúrbio.

Causas da ansiedade
Não se sabe ao certo as causas de ansiedade, existem várias teorias e até mesmo crenças sobre onde e como surgiu a ansiedade. Mas há fatores que podem influenciar uma pessoa a desenvolver ou estar mais predisposta a esse sentimento. Predisposição genética, fatores ambientais e até mesmo histórico familiar são algumas das centenas possibilidades de origem da ansiedade. Apesar de não ser a mesma causa para todas as pessoas, alguns fatores são bem comuns: Genética: histórico de transtorno de ansiedade na família; Traumas passados: como perda de um ente e acidentes marcantes; Problemas na infância; Doenças físicas; Problemas cardíacos como as arritmias; Doenças hormonais como hipertireoidismo e hiperadrenocorticismo; Problemas respiratórios como doença pulmonar obstrutiva crônica; Dores físicas crônicas; Abuso de drogas, álcool ou medicação, como os benzodiazepínicos.
Sintomas de ansiedade
Listamos os principais comportamentos que podem estar relacionados a transtornos de ansiedade, e merecem atenção:
Sintomas físicos da ansiedade:
Respiração ofegante e falta de ar
Palpitações e dores no peito
Fala acelerada
Sensação de tremor e vontade de roer as unhas
Agitação de pernas e braços
Tensão muscular
Tontura e sensação de desmaio
Enjoo e vômitos
Irritabilidade
Enxaquecas
Boca seca e hipersensibilidade de paladar
Insônia
Sintomas psicológicos da ansiedade:
Preocupação excessiva
Dificuldade de concentração
Nervosismo
Medo constante
Sensação de que pode-se perder o controle ou que algo ruim vai acontecer
Desequilíbrio dos pensamento
TIPOS DE ANSIEDADE
Existem 5 tipos principais de ansiedade, são eles:
Transtorno de ansiedade generalizada, o Transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é a combinação de uma preocupação excessiva com o estresse recorrente e que passam a interferir na rotina. Transtorno do pânico, a síndrome do pânico é um transtorno de ansiedade, em que a pessoa sente fortes sensações de que está para morrer e perdendo o controle como se estivesse tendo um ataque do coração, mesmo que não haja um verdadeiro sinal de perigo. Fobia social, a fobia social (ou também chamada de ansiedade social) é um dos tipos de ansiedade mais comuns e a acontecem sempre em situações públicas. Há também outros tipos de fobia, como a claustrofobia, medo de locais fechados, agorafobia, medo de ficar sozinho em locais públicos, aracnofobia, medo de aranhas, tripofobia, medo de buracos, que também fazem parte desses transtornos da ansiedade, só que referente a objetos, situações e pessoas. Transtorno obsessivo-compulsivo, o Transtorno obsessivo-compulsivo ou TOC é um distúrbio psiquiátrico que implica o medo de perder o controle ou ser responsável por algo terrível para si ou para os outros, como a culpa. Esse problema mental também é caracterizado por movimentos repetitivos e comportamentos compulsivos. Transtorno de estresse pós-traumático, o Transtorno de estresse pós-traumático ou TEPT é causado por um trauma, por um evento terrível que realmente aconteceu na história do indivíduo, e que sempre traz confusão, medo e os mesmos sentimentos que ele teve durante o ocorrido, ao recordar.
Controle sua ansiedade
Há algumas estratégias para você praticar que podem ajudar a controlar a ansiedade e os seus sintomas. Veja as 15 dicas práticas:
Pratique atividades físicas regularmente;
Pratique meditação;
Faça exercícios de respiração;
Seja mais organizado;
Tenha foco e ocupe-se com o presente;
Fique mais tempo com quem você ama;
Confie em você;
Controle o seu estresse;
Tome um chá, um suco de maracujá e um banho morno;
Pratique o autoconhecimento;
Valorize seu momento de descanso e preserve suas horas de sono;
Evite pensamentos negativos;
Inclua na sua dieta alimentos com triptofano (eles ajudam na manutenção dos seus neurotransmissores);
Dedique momentos para cuidar de você;
Mentalize pensamentos positivos.
Commentaires